PIC/CNPq: IFTO seleciona discentes para iniciação científica às 02/05/2016 16:55 por Coordenação de Comunicação e Eventos (CCE)

Os estudantes interessados em participar do programa de iniciação científica doInstituto Federal do Tocantins (IFTO) podem encaminhar os planos de trabalho a partir desta segunda-feira, 2 de maio, até o próximo dia 27. A seleção é regida pelo Edital nº 15/2016 e a inscrição deve ser feita pelo link: http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/pic-cnpq/pic-cnpq

São quatro modalidades: PIBIC, PIBIC-AF, PIBIC-EM E PIBITI. O PIBIC é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, destinado aos discentes dos cursos superiores e visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais. O PIBIC-AF tem o mesmo objetivo, mas o público é mais específico, pois ele visa complementar as ações afirmativas já existentes nas instituições de ensino superior, sendo assim, suas normas são estabelecidas pela Resolução Normativa RN-017/2006 publicada no DOU de 13/07/2006, seção 1, página 11.

O PIBIC-EM é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio, ou seja, busca despertar os potenciais nos estudantes do ensino médio integrado à educação profissional. Por fim, o PIBITI é Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, cujo objetivo é estimular estudantes de cursos superiores de tecnologia ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação.

O número de bolsas a ser ofertado em cada modalidade, dependerá das cotas disponibilizadas pela Agência de Fomento, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Dessa forma, as bolsas serão implementadas seguindo a classificação final dos planos de trabalho aprovados, que serão contemplados com as bolsas disponibilizadas pelo CNPq.

Para mais informações sobre o cronograma e conferir os anexos do edital, é preciso acessar a Página de Seletivos do IFTO